Campeonato - 2º Semestre

1- REGRAS GERAIS

1.1 - O sistema do Campeonato segue o mesmo padrão do 1º Semestre, só que com próvas no RA Kart e Mônaco Kart.

1.2 - Qualquer pessoa pode participar, com ou sem experiência, não sendo necessário ter kart próprio ou demais equipamentos, sendo necessária apenas a devida inscrição na competição a qualquer momento.

1.3 - Serão 4 etapas, com um descarte, logo o piloto vai computar os 3 melhores resultados obtidos.

1.4 - Haverá premiação com troféus em todas as etapas e para os melhores classificados ao final da competição.

1.5 - O Campeonato estará contando pontos para a "Copa Paraná de Kart Amador", que premia os melhores pilotos do estado.

 

2- CATEGORIAS

2.1 - O Campeonato terá 4 categorias:

·         Feminino

·         Campeonato Geral(Sem limite mínimo de peso)

·         Campeonato Geral - Mínimo 75 Kg

·         Campeonato Geral - Mínimo 90 Kg

2.2 - Cada piloto pode disputar mais de uma categoria, desde que esteja adequado aos limites mínimos de peso. O peso será avaliado pelo piloto + material(antes de entrar no kart). Caso não esteja adequado aos limites mínimos de peso, o piloto poderá providenciar por conta própria lastro, desde que eles estejam seguros ao corpo ou em local do kart que não caia durante a corrida. Os locais de prova possuem lastro mas há limites em cada local.

2.2.1 - Não é permitido o piloto jogar água(no corpo, macacão, etc) ou fazer qualquer artifício momentâneo à fim de ganhar peso apenas no momento da corrida.

 

3 - DAS PROVAS

3.1 – As provas serão realizadas aos Sábados pela tarde.

3.1.1 – Se necessário ou por força maior a organização poderá alterar datas e horários das provas.

3.2 - As provas serão divididas em Qualify + 10 minutos de Corrida, inversão de karts mantendo o resultado de chegada do piloto, + 10 minutos de Corrida.

3.3 - PONTUAÇÃO por Corrida

 
1º Lugar: 15 Pontos
2º Lugar: 13 Pontos
3º Lugar: 11 Pontos
4º Lugar: 9 Pontos
5º Lugar: 8 Pontos
6º Lugar: 7 Pontos
7º Lugar: 6 Pontos
8º Lugar: 5 Pontos
9º Lugar: 4 Pontos
10º Lugar: 3 Pontos
11º Lugar: 2 Pontos
12º Lugar: 1 Ponto
Sistema: 
Qualify + 1ª Bateria/Inversão de karts/+2ªBateria

Obs: Inverte-se os karts mantendo posição.

Piloto "A" terminou em 1º e 3º = 15+11=26pts na etapa

Piloto "B" terminou em 4º e 1º = 9+15=24pts na etapa

 

3.4 - Critérios de Desempate na etapa:

1- Melhor colocação do piloto

2-Volta mais rápida dentre os dois. Caso ambos tenham as mesmas colocações(1-3/3-1)

2.1-Novo empate, que fez a volta mais rápida primeiro

 

3.5 - Critérios de Desempate no campeonato:

1- Melhor pontuação do piloto na etapa e assim por diante.

2- Melhor pontuação por bateria do piloto

3- Maior número de Voltas mais rápidas

4- Maior número de Poles

(Dentro dos melhores resultados válidos)

5- Melhor pontuação do piloto na etapa e assim por diante.

6- Melhor pontuação por bateria do piloto

7- Maior número de Voltas mais rápidas

8- Maior número de Poles

(Contando todos os resultados, mesmo aqueles que poderão ser descartados)

 

4- CONFIRMAÇÕES DE PRESENÇA

4.1 - Sempre antes das etapas será importante confirmar a sua participação através dos nossos canais de whats app preferencialmente(até para que isto seja a sua prova de confirmação). As confirmações serão feitas até a 5ª anterior à etapa - 18h(sem desconto de pontos) e entre 5ª e 6ª com desconto de 2 pontos. É necessário confirmar antes de toda a etapa, mesmo que você já tenha pago a sua inscrição. O Piloto que confirmar e não estiver na etapa no dia e horários marcados terá um decréscimo de 5 pontos na etapa.

4.2 - Os pilotos podem se inscrever individualmente para a etapa pagando um valor a mais, porém é necessário confirmar presença também. Pode haver vagas no dia e horário da etapa, porém aqueles que resolverem correr de última hora(ou avisando depois de 6ª feira 18h) terão também um decréscimo de 5 pontos na pontuação da etapa   

 

5- ADVERTÊNCIAS E PUNIÇÕES

5.1 - Atrasos nas confirmações de presença ou ausência na etapa = - 2 pts entre 5ª e 6ª e -5 pontos após 6ª-18h(Ver itens 4.1 e 4.2). Piloto(s) que "resolver(em) contar com a sorte" se inscrevendo também na hora e no dia terão decréscimo também de 5 pontos(de acordo com o item 4.2)

5.2 – A fim de evitar brigas ou o “chamado favorecimento”, advertências durante a prova será de responsabilidade do kartódromo(como sempre ocorre em locação).

5.3 – O piloto no qual a torcida que ofender ou fizer gestos obscenos durante o evento será desclassificado da prova e em caso de reincidência será desclassificado do campeonato.

5.3.1 – É permitido e incentivado criticar(como forma de liberdade) durante os dias em que não há corrida, ou mesmo nesses(nos dias de corrida) via telefone ou e-mail da forma em que o piloto achar melhor, porém a partir do momento em que começar a ser realizada a pesagem, qualquer crítica(ou até mesmo sugestão) deverá ser feita de FORMA CIVILIZADA. Caso o piloto ou sua torcida cometa excessos de tom de voz(entenda-se: Que chame a atenção de mais pessoas) dentro do kart este será desclassificado da corrida, seguindo o exemplo do item 5.2.

5.4 - Em caso de desclassificação por (falta de) comportamento, essa desclassificação conta como um dos resultados válidos para o seu resultado final no campeonato. Poderá haver penalizações(em pontos) por alguns déficts comportamentais(como por ex: O atendimento pedir repetidamente para a pessoa colocar a máscara, ficar insistindo em uma marcação de pista que o local julgou coerente mas você não concordou e ficou insistindo, etc..). Possíveis penalizações mais brandas serão como um "cartão amarelo" mas procure não abusar. Estamos à disposição pra tirar dúvidas. Não há problema em perguntar(seja quantas vezes for) mas procure fazer sempre de forma civilizada. Nosso objetivo não é punir ninguém(seja por algo dentro ou fora da pista) mas lembre-se que você está num ambiente com outras pessoas, outros pilotos, familiares que vêm assistir, etc.. Resumindo: Procure ser educado, lembre-se que você está num ambiente com outras pessoas. Ninguém é obrigado à concordar com tudo mas educação é fundamental. 

5.4.1- (Câmeras como prova)Caso você tenha câmera e uma forma de mostrar o seu ponto de vista(na hora) em caso de alguma marcação para algum dos fiscais, você poderá utilizá-la, mas isso não siginifica 100% que você vai ter o seu recurso atendido, caso os fiscais continuem julgando que não procede. Marcações de pista serão resolvidas até o momento da premiação. Caso haja algum registro de falta de educação ou desrespeito, que tenha passado despercebido pelo kart e/ou organização, e que tenha sido captado por qualquer câmera(incluindo as do local), a pessoa poderá sofrer penalizações e/ou ser desclassificada(seguindo o item 5.4).

 

6-CALENDÁRIO

6.1 – O Calendário do campeonato estará disponível nas nossas plataformas, além do site www.copaparana.com, bem como o calendário do campeonato geral da Copa Paraná.

  

7- SORTEIO DE KARTS

7.1 – A organização fará o sorteio dos Kart´s para as baterias antecipadamente, no horário do cronograma, abertamente para todos os participantes.

A fim de evitar brigas ou o “chamado favorecimento” é permitido que mais pessoas façam o sorteio(que é simples: - Apenas girar o globo de bingo) de forma civilizada e sem tumulto, ou também com a opção do formato mais simples(com cada um tirando seu número em um local único).

 

8-TROCA DE KART

8.1 – Não será permitida a troca de Kart antes da largada da etapa, salvo na situação de quebra comprovada pelos mecânicos, neste caso o piloto usará o Kart que fora sorteado antecipadamente não cabendo ao mesmo escolha de Kart, em caso de término dos Kart´s sorteados para troca as demais trocas serão definidas pelo diretor de provas ou organização.

 

9- PESOS  

9.1 – Antes das baterias os pilotos serão pesados e divididos em Baterias.

("2.2 - Cada piloto pode disputar mais de uma categoria, desde que esteja adequado aos limites mínimos de peso. O peso será avaliado pelo piloto + material(antes de entrar no kart). Caso não esteja adequado aos limites mínimos de peso, o piloto deverá providenciar por conta própria lastro, desde que eles estejam seguros ao corpo ou em local do kart que não caia durante a corrida.

2.2.1 - Não é permitido o piloto jogar água(no corpo, macacão, etc) ou fazer qualquer artifício momentâneo à fim de ganhar peso apenas no momento da corrida.")

9.1.1 - (Não deveria ser necessário constar aqui mas..) seguindo o princípio do item 2.2.1, caso o piloto esteja com lastro, é terminantemente proibido liberar peso ao longo da corrida, mesmo que sem intenção(algum furo no lastro, etc). Pilotos que estejam com lastro poderão ter os mesmos pesados após a corrida também.

  

10- HORÁRIOS  

10.1 – Os horários deverão ser rigorosamente cumpridos, não serão aguardados pilotos que estiverem atrasados. Poderão existir atrasos provenientes do locatário.

 

 

11- PREMIAÇÕES  

11.1 - Serão premiados com troféus os 3 primeiros colocados de cada grupo de duas baterias por etapa.

 11.2 – Serão premiados ao Final das Quatro Etapas do Campeonato os 3 melhores pilotos de cada categoria.

 

 

12-CONSIDERAÇÕES GERAIS

12.1 - Os Karts para as disputas de provas são de propriedade do local. O lugares de prova procurarão equalizar todos os karts e o sistema de inversão de karts por bateria procura minimizar eventuais déficits. Aproveite bem quando receber um kart bom e tire o máximo de um kart que você ache que precise melhorar. Todos os feedbacks sobre karts são bem vindos.

Dúvidas: 

(41)9 9622-3192 - Luiz - Copa Paraná